Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Bragança celebra a Castanha em Semana Gastronómica dos “SABORES DE OUTONO”

 Bragança dá início ao mês de novembro com uma homenagem ao produto de excelência da região – a castanha. De 1 a 10 de novembro, a Semana Gastronómica da Castanha leva aos 20 restaurantes aderentes uma variedade de pratos onde a castanha é a estrela, mostrando a versatilidade deste fruto seco na gastronomia local.


A cidade de Bragança, conhecida por ser um dos maiores produtores de castanha em Portugal, aposta na promoção do seu produto de excelência com uma iniciativa única – a Semana Gastronómica da Castanha. Inserida na campanha “Sabores de Outono”, a semana decorre de 1 a 10 de novembro e leva a castanha a um novo patamar, com pratos criativos e menus diversificados que vão desde os 10 aos 45 euros por pessoa. Nos dias 4 e 9 de novembro, duas edições do mercado “Banca na Praça” trazem ainda produtos locais e frescos à praça da cidade, oferecendo aos visitantes uma experiência de sabores típicos do outono.

Com um impacto económico significativo na região, a castanha é um dos elementos mais valorizados na culinária de Bragança, sendo incorporada em pratos de entradas, sopas, pratos principais, sobremesas e até em bebidas. Este fruto seco é não só versátil mas também uma peça essencial na tradição gastronómica local, que os chefs dos 20 restaurantes aderentes interpretam de diversas formas: desde os tradicionais assados e caldos quentes até sobremesas sofisticadas e licores aromáticos.

Com a Semana Gastronómica da Castanha, a cidade reforça a importância deste fruto regional e a ligação profunda entre os sabores autênticos e a identidade cultural de Trás-os-Montes.

Jornalista: Lara Torrado

Sem comentários:

Enviar um comentário