Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Caretos de Podence apresentam livro de histórias

 A Associação dos Caretos de Podence apresenta este sábado, dia 14 de dezembro, um livro que conta os 30 anos de histórias até à consagração destas figuras como património da UNESCO, numa publicação que tem prefácio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.


O lançamento deste livro de memórias com o título “Ser Careto Rumo à UNESCO” integra-se nas celebrações do 5.º aniversário do reconhecimento dos Caretos de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que aconteceu a 12 de dezembro de 2019.

O presidente da Associação dos Caretos de Podence e autor da obra, António Carneiro, disse que neste livro está retratado aquilo que foi a história e as peripécias dos Caretos ao longo de três décadas até receber a distinção da UNESCO como Património Imaterial da Humanidade.

“O livro conta com o testemunho de muita gente ligada às tradições dos rituais de inverno e carnaval, jornalistas que acompanharam o processo de classificação, artistas, atores e políticos, num total de 31 personalidades”, explicou.

Segundo António Carneiro, há mais de 100 fatos de Careto na aldeia de Podence, o que vem demonstrar a vitalidade de uma tradição que esteve à beira da extinção e que tem vindo a ser revitalizada tornando-se num símbolo cultural de Trás-os-Montes e Alto Douro.

“O reconhecimento dos caretos e do Entrudo Chocalheiro pela UNESCO trouxe à aldeia de Podence uma afirmação cultural a nível nacional e internacional e que está plasmada neste livro de histórias e testemunhos”, vincou o dirigente associativo.

Os Caretos de Podence foram declarados Património Cultural Imaterial pela UNESCO em 12 de dezembro de 2019, na Assembleia Geral da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorreu em Bogotá, na Colômbia.

De seguida, em 23 de fevereiro de 2020, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve em Podence e agradeceu aos coloridos mascarados do Entrudo Chocalheiro e a Podence, uma aldeia que, enfatizou, “vale muito mais do que [os seus] 200 habitantes, também ela vale uma história, uma tradição, uma cultura, é o retrato do que [Portugal tem] de melhor”.

Em 2025, os festejos do Entrudo Chocalheiro, em Podence, decorrem de 1 e 4 de março.

Sem comentários:

Enviar um comentário