Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
domingo, 2 de fevereiro de 2025
Ex-Secretário de Estado Hernâni Dias ouvido no Parlamento na Terça-Feira
Está marcada para terça-feira, a audição parlamentar do ex-secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Hernâni Dias, para prestar esclarecimentos sobre a criação de duas empresas que poderão beneficiar da “lei dos solos”.
A informação foi divulgada pelo site da Assembleia da República (AR). A audição está agendada para o dia 4 de fevereiro, às 11 horas, na comissão parlamentar do Poder Local, depois das notícias que davam conta de que criou duas empresas que poderiam beneficiar das alterações ao Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial (RJIGT).
O requerimento para ouvir o ex-autarca brigantino foi apresentado pelo Bloco de Esquerda e aprovado ontem por unanimidade.
Recorde-se que Hernâni Dias demitiu-se na passada terça-feira mas assumido a sua disponibilidade para prestar “esclarecimento cabal de todos os assuntos, o mais rápido possível, e encerrar a desinformação que tem sido difundida”.
As alterações à “lei dos solos” servem para que terrenos rústicos possam ser convertidos em terrenos urbanos desde que a finalidade seja habitacional ou conexa à finalidade habitacional e usos complementares.
Jornalista: Rita Teixeira
Corridas de touros nas festas da cidade de Bragança 15 de Fevereiro de 1549
No âmbito das comemorações dos 561 anos de elevação de Bragança a cidade no mês de fevereiro, o Arquivo Distrital de Bragança associa-se a esta efeméride destacando o documento no qual o Duque de Bragança escrevia à Câmara de Bragança alertando para os gastos excessivos de dinheiros públicos na realização de corridas de touros.
Transcrevemos um excerto do sagaz e singular e multifacetado Francisco Manuel Alves, mais conhecido por Abade Baçal na sua obra monumental “Memórias arqueológico-históricas do distrito de Bragança” (1909-1947), em onze volumes onde revisitamos o Tomo VIII, pág. 165.
A 15 de Fevereiro de 1549 escrevia o Duque de Bragança à Câmara desta cidade lamentando «as desordens que há» na administração dos dinheiros do município. «E o em que me parece que ha a maior [desordem] aguora hé nos touros que se correm a custa dessa cidade porque se guasta nisso muyto… Eu nam quero que se deixem de correr touros mas seja com esta ordem que a cidade nas rendas della quando se arrendarem metam tantos joguos de touros que lhe amde dar. S. tal dia tantos e tal tantos . E quando não bastassem as rendas pera em cada h~ua se meterem estes joguos de touros podesse a cidade comcertar pollos joguos delles com quem hos de /. E qua por hum joguo de touros se da mil reis ate tres cruzados».
Não deixa de ser pertinente na contemporaneidade, a atualidade do documento, no que diz respeito à gestão dos dinheiros públicos por parte das Instituições Públicas, onde se pretende uma economia transparente e saudável é o princípio que norteia para o bem comum dos cidadãos.
Fonte: Arquivo Distrital de Bragança
Subscrever:
Mensagens (Atom)