Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

GNR de Bragança recebe louvor do Governo no 16º aniversário

 Comando Territorial da GNR de Bragança assinalou aniversário em Vila Flor


O Comando Territorial da GNR de Bragança celebrou o seu décimo sexto aniversário e recebeu uma distinção de “excelência”. A ministra da Administração Interna publicou, em Diário da República, um louvor à unidade, com a condecoração do estandarte nacional do Comando Territorial de Bragança. O comandante, António Lobo de Carvalho, fala num momento que muito os honra. “É algo que nos enaltece de uma forma absoluta, porque não é comum. Portanto, ficamos muito contentes quando a Sra. Ministra da Administração Interna concedeu um público louvor, publicado em Diário da República, em que faz uma apreciação de todo o trabalho e alude às características da unidade e assim concede esta condecoração, que é uma condecoração da excelência. Ter, de facto, o estandarte nacional banhado a ouro é um reconhecimento da bravura de todos os homens e mulheres que prestam serviço neste território”.

O Comando Territorial da GNR de Bragança é composto por 650 militares e civis. Embora reconheça que quanto mais meios e recursos humanos melhor, o comandante considera que os que têm são suficientes para cumprir a missão da Guarda. “As distâncias neste território não se medem pelos quilómetros, medem-se pelo tempo que demoram a percorrer. E quando digo que os nossos militares são os primeiros a ir onde outros não vão, que têm de superar a dificuldade das distâncias, da orografia do território, é bem verdade. Nós estamos habituados a trabalhar neste contexto e é isto que também dá uma resistência fora do vulgar a este corpo de homens, de militares, que trabalham nesta área”.

Lobo de Carvalho destaca ainda a resiliência dos militares, que trabalham numa região com temperaturas muito altas e muito baixas e onde a deslocação entre localidades não é fácil. “Estas áreas mais periféricas da centralidade do poder têm o exercício da sua função exercido com maior complexidade, maior dificuldade. Salientei a um aspecto, por exemplo, do clima, a dureza do clima deste território, das terras altas de Trás-os-Montes, o frio extremo, o calor que nos condiciona também no nosso dia-a-dia, no nosso labor”.

A cerimónia militar contou ainda com a condecoração de vários militares. O encerramento ficou marcado por um desfile de meios e militares e onde até os mais pequenos participaram vestidos com a farda da GNR.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário