E os preparativos estão a decorrer a bom ritmo, apesar de alguns constrangimentos relacionados com a colocação da tenda gigante, que este ano não será possível.
Destaque para a inauguração de um mural dedicado ao Papa Francisco, obra que vai ser inaugurada, no dia 3, às 16h30, também com o descerramento de uma placa comemorativa.
O alojamento e a restauração já estão esgotados, sendo este um evento uma marca consolidada no território, e que atrai muito público, como esclarece António Carneiro, o presidente da Associação dos Caretos de Podence:
“Considero que é uma mais-valia, para a economia circular do concelho e dos concelhos vizinhos, porque neste momento, as reservas estão todas lotadas, em termos de alojamento e restauração. E os produtos da terra, que também ser vendidos em grande escala, apesar da redução do número de expositores. Penso que também é um orgulho para Trás-os-Montes, manter esta festividade reconhecida, nos quatro cantos do mundo. A prova disso, é que a comunicação social está toda reunida, em volta dos preparativos, em Podence. Desde os canais generalistas, que estão a fazer e vão fazer diversas reportagens”.
Benjamim Rodrigues, presidente da Câmara Municipal, vê nos Caretos de Podence “um exemplo de autenticidade e preservação dos costumes mais ancestrais do concelho, em que a genuinidade e tradição são os conceitos mais procurados pelos os turistas.
Os concertos que estavam programados para o dia 2 de março, pelas 10h00 e de dia 3 de março, pelas 23h00 foram cancelados. Também o número de expositores foi reduzido para cerca de 50, que vão ficar situados, no terreno circundante à escola primária.
Dar conta também que o estacionamento, este ano poderá ser facilitado, uma vez que houve cedência da parte da Infraestruturas de Portugal, de poder estacionar de forma paralela à auto-estrada, com entrada na Nacional 15, junto ao Pombal dos Caretos.
Também vão existir transfers gratuitos disponibilizados pelo município entre Macedo de Cavaleiros e Podence durante o Entrudo Chocalheiro, de 2 a 4 de março. As paragens são no Jardim 1º de Maio, em Macedo, e à frente da Quinta do Pomar, em Podence.
Vão ser quatro dias de festa, com mais de 100 caretos à solta, num ritual, em que “as chocalhadas” às mulheres, num ato simbólico que remete para uma origem remota e uma possível ligação a antigos rituais agrários e de fertilidade.” também com diversas atividades associadas ao turismo e ainda o desfile de Marafonas, o Desfile Noturno, o Pregão Casamenteiro, a Queima do Entrudo, entre muitos outros momentos.
A par com o Entrudo Chocalheiro de Podence, é promovido mais um fim de semana gastronómico, desta vez, ao grelo, que conta com 17 restaurantes aderentes do concelho, que vão incluir na ementa vários pratos típicos que incluem este ingrediente.
O evento é organizado pela Associação Caretos de Podence, Município de Macedo de Cavaleiros e a Junta de Freguesia de Podence.
Sem comentários:
Enviar um comentário