Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 28 de junho de 2025

A 27 de junho de 1976, os portugueses elegeram pela primeira vez em democracia, e por sufrágio direto e universal, o Presidente da República.

 O país vivia os ecos do PREC e a construção das instituições democráticas. A campanha foi intensa, e o general António Ramalho Eanes destacou-se como símbolo de estabilidade e coragem.
Em Évora, durante um comício, enfrentou tiros e manteve-se firme de pé num carro descapotável, em defesa da liberdade e da participação cívica.

Com o apoio do PS, PSD e CDS, e com um discurso centrado na responsabilidade, Eanes obteve 61,59% dos votos, tornando-se o primeiro Presidente eleito em democracia e, com apenas 41 anos, o mais jovem a ocupar o cargo desde a fundação da República.

Sem comentários:

Enviar um comentário