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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Presidente da CIM anuncia plano estratégico para rever a segurança das estradas

 Pedro Lima, presidente da Comunidade Intermunicipal terras de Trás-os-Montes, vai avançar com a elaboração de um Plano Estratégico para a Mobilidade, com destaque para a segurança rodoviária. O anúncio foi feito em primeira-mão ao Mensageiro de Bragança.


“Registo com muita preocupação o que se tem passado nas nossas estradas, com sentido de pesar bastante vincado mas também temos de dar o nosso contributo como sub-região para uma estratégia nacional de mobilidade. Não só rodovia mas com todas as outras formas de transporte para potenciar a nossa sub-região. A mobilidade é cada vez mais crucial, com o fator de desertificação a intensificar-se, vemos a mobilidade como uma oportunidade para o nosso território captar mais fixação de riqueza e de população”, explicou Pedro Lima, presidente da Câmara de Vila Flor.

Por isso, Pedro Lima anunciou que a CIM tenciona fazer um plano estratégico para a mobilidade, incluindo a rodovia, a apresentar ao Governo.

“Agora vamos entrar num período eleitoral autárquico em que todos estes assuntos terão de esperar por novos mandatos mas com toda a aceleração e velocidade possível temos de fazê-lo.

Estabeleceria um paralelismo com aquilo que a CIM já fez para o regadio da região. Fazê-lo também para a mobilidade em geral. Não é só uma questão de reivindicação, é uma questão de termos um plano estratégico para a nossa sub-região, apresentá-lo ao Governo e definir planos de como financiar o desenvolvimento e a execução dessa estratégia”, explicou aquele responsável.

Pedro Lima entende que, “ao contrário do que diz a União Europeia, em Trás-os-Montes não há alcatrão a mais, o que há tem de ser requalificado, as estradas devidamente sinalizadas, marcadas para conferir a maior segurança possível para os automobilistas”.

“Também reconhecemos que temos tido um período bastante prolongado de instabilidade política em Portugal, desde a queda de um Governo com maioria absoluta do Partido Socialista, que deixou o país num estado de quase ingovernabilidade”, frisou. 

“Agora, a expectativa é que haja estabilidade suficiente para que se possa fazer o investimento necessário nas infraestruturas que são cruciais, acima de tudo, para o respeito e a dignidade da vida humana. A mobilidade em Terras de Trás-os-Montes é uma dessas oportunidades que já reportámos”, sublinhou o presidente da CIM.

Ferrovia para avançar “em breve”

Quanto à linha ferroviária de alta velocidade, Pedro Lima acredita que vai avançar. “O projeto foi decidido, já foi encomendado o estudo do corredor à Infraestruturas de Portugal, a CIM TTM já tem alocados cerca de 1,5 milhões de euros para esse mesmo estudo, em conjunto com outras CIM. Temos todas as condições para dar o primeiro passo”, explicou. “vamos ter novidades muito em breve”, garantiu.

António G. Rodrigues

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