Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de junho de 2025

Praia fluvial Arquiteto Albino Mendo e piscina da Maravilha continuam sem vigilância

 Burocracias no processo de contratação pública de nadadores salvadores e a não autorização da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para antecipar a época balnear são as explicações do presidente da Câmara Municipal de Mirandela 


A piscina da Maravilha e a praia fluvial Arquiteto Albino Mendo, em Mirandela, ainda não têm vigilância, apesar da grande afluência de banhistas devido às elevadas temperaturas. Burocracias no processo de contratação pública de nadadores salvadores e a não autorização da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para antecipar a época balnear são as explicações do presidente da câmara.

Vítor Correia diz que o município pediu a antecipação da abertura da época balnear, para 1 de junho, mas a APA não terá atendido ao pedido. “Já em 2021, para a época de 2022, pedimos à APA que nos fosse dada a concessão, ou a possibilidade, para que a época balnear abrisse a 1 de junho, tendo em conta as características que tem aqui o nosso concelho. Obtivemos resposta da APA, dizendo que nós temos mais que uma praia designada, para podermos antecipar a época balnear, tinham que reunir todas elas condições de assistência a banhistas. Portanto, a praia de Quintas, Vale de Juncal e a Arquiteto Albino Mendo, e nós não tínhamos condições para todas, até porque não fazia sentido, porque algumas têm muito pouca utilização. Portanto, não temos conseguido ultrapassar esta questão junto da APA”, referiu.  

Ainda assim, o executivo tinha a intenção de colocar alguns vigilantes, algum tempo antes da abertura, mas Vítor Correia alega problemas no processo de Contratação Pública que foram impeditivos de ter vigilância mais cedo. “Este ano, por questões de contratação pública, não foi possível ter essas pessoas no dia 15, como nós queríamos. Só vai ser possível a partir do dia 1 de julho, com a altura da época balear. Fizemos de tudo para que isso fosse ultrapassado, mas há algumas limitações no que diz respeito às questões das contratações públicas. Isso levou-nos a não poder entrar de imediato com esse processo, o que lamentamos, e compreendemos que é uma necessidade que nós temos. Não é de hoje, é de sempre”, lamentou.

A mesma questão da contratação pública é a justificação avançada por Vítor Correia para ainda não ter aberto a piscina municipal da Maravilha, no parque de campismo.

A época balnear na praia fluvial de Mirandela e a abertura da piscina da Maravilha só é oficial a partir de 1 de julho.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário