Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 25 de junho de 2025

Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes quer criar rota transfronteiriça ao longo do rio Douro

 Casa da Seda acolheu o 'Seminário Internacional – Património Industrial em Trás-os-Montes' para debater tema


A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, em colaboração com parceiros nacionais e espanhóis, continua a identificar e sinalizar pontos turísticos ligados ao património industrial, com o objetivo de criar uma rota transfronteiriça ao longo do rio Douro, explica o presidente da CIM, Pedro Lima. “Para que haja realmente essa dinamização turística, temos de ter pontos de referência, pontos de interesse, para que essa rota turística se desenvolva. Temos aqui o exemplo daquilo que temos de fazer para atrair visitação, porque uma rota turística tem de ter centros de visitação, centros interpretativos do território, acolhendo os turistas que procuram, acima de tudo, identificar conhecimento através do qual vão conhecer a cultura local, o património industrial”.

Ontem, foi a vez da Casa da Seda acolher o 'Seminário Internacional – Património Industrial em Trás-os-Montes', que pretende valorizar e divulgar o património industrial da região. Pedro Lima acredita que esta iniciativa vai criar novas oportunidades de negócio para os transmontanos. “Em torno deste tipo de investimentos, deste interesse, desta atratividade turística, desenvolvem-se nichos, desenvolvem-se negócios que cada um de nós saberá explorar para se fixar no seu território. E é isso que se espera, que a criatividade, que o sentido de empreendedorismo transmontano aproveite esta oportunidade”.

A iniciativa está inserida no projeto IN_GENIOS_DUERO_DOURO, que faz parte do programa Interreg Europa (POCTEP) cujo principal objetivo é, segundo Joaquim Garcia, coordenador do projecto do lado espanhol, valorizar e promover o património industrial ao longo do rio Douro. “É um património que, por parte da sociedade, não está suficientemente valorizado mas acreditamos que podemos conseguir que essa perceção melhore e, em sentido último, conseguir gerar uma série de recursos que permitam o desenvolvimento em torno do rio Douro”.

O projeto foi apresentado há cerca de um ano, no Centro Interpretativo das Minas de Argozelo. Conta com um investimento de mais de um milhão de euros, com financiamento em 75% do Programa Interreg, da União Europeia. Prevê-se que esteja concluído entre o final de 2026 e o início de 2027.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário