A ópera Carmen é uma tragédia moderna, baseada em factos supostamente verídicos mas muito romanceados; baseados no conto homónimo de Prosper Merrimée - escritor, arqueólogo e senador francês coevo de Bizet.
A ópera foi um sucesso incrível apesar de uma estreia frouxa e de críticas ferozes, sobretudo motivadas por despeito ou por razões morais; a ópera não continha uma lição moral e a personagem principal era uma mulher cheia de vícios, segundo os escritos da época. Bizet não conseguiu ter tempo para saborear o sucesso que foi surgindo tendo morrido três meses exactos depois da estreia, a 3 de Março de 1875. Nietzsche, Wagner, Brahms ou Tchaikovsky apreciaram vivamente a ópera que trata dos amores da livre e leviana Carmen, uma bela cigana, que seduz um militar, D. José, para se conseguir libertar da prisão, após uma rixa de navalhada. Carmen depressa se farta do ciumento militar para o trocar por um vistoso toureador, Escamillo. Num acesso de raiva, de ciúme e de fúria homicida, D. José mata Carmen à navalhada, terminando assim a ópera.
A ópera foi um sucesso incrível apesar de uma estreia frouxa e de críticas ferozes, sobretudo motivadas por despeito ou por razões morais; a ópera não continha uma lição moral e a personagem principal era uma mulher cheia de vícios, segundo os escritos da época. Bizet não conseguiu ter tempo para saborear o sucesso que foi surgindo tendo morrido três meses exactos depois da estreia, a 3 de Março de 1875. Nietzsche, Wagner, Brahms ou Tchaikovsky apreciaram vivamente a ópera que trata dos amores da livre e leviana Carmen, uma bela cigana, que seduz um militar, D. José, para se conseguir libertar da prisão, após uma rixa de navalhada. Carmen depressa se farta do ciumento militar para o trocar por um vistoso toureador, Escamillo. Num acesso de raiva, de ciúme e de fúria homicida, D. José mata Carmen à navalhada, terminando assim a ópera.

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