Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de junho de 2025

MAU TEMPO CAUSA PREJUÍZOS NAS CULTURAS E NAS HORTAS COMUNITÁRIAS DA EPA DE CARVALHAIS

 As 36 hortas comunitárias da Escola Profissional de Agricultura (EPA) de Carvalhais sofreram danos consideráveis com o mau tempo que, ontem, ao final da tarde, assolou, em particular, aquela freguesia às portas de Mirandela.


Cerca de meia hora de trovoada que trouxe chuva, granizo e vento foi o suficiente para estragar o trabalho de muitas horas de quem tem as hortas comunitárias em Carvalhais. "Houve um temporal com pedras, com granizo, como bolas de ping-pong, durante cerca de meia hora. Nunca vi uma coisa assim, embora natural da Angola e de ter visto lá vários temporais tropicais, como aqui nunca vi.

Destruiu completamente as hortas, não há aproveitamento possível de qualquer hortaliça ou verdura, e não só nas hortas, mesmo nas árvores de fruto, figueiras, destruiu completamente tudo, assegura João Ribeiro, um dos utilizadores daquelas hortas. 

Também outras culturas pertencentes àquela escola profissional foram muito afetadas. "As nossas culturas que tínhamos no outro espaço, em frente às hortas comunitárias, sobretudo abóboras, melancias, melões, as próprias batatas que vamos ter que fazer a apanha o mais breve possível, depois de deixar secar o solo, porque foi um prejuízo muito grande que tivemos", revela o diretor da EPA de Carvalhais.

"As hortas comunitárias estão completamente degradadas, todas as várias culturas agrícolas que lá estavam infelizmente também sofreram danos muito grandes. As pessoas estão com tanto trabalho a ver as suas coisas e as suas plantações, iam agora recolher todo o trabalho e depois vir assim uma intempérie num domingo ao final da tarde, como é evidente, ninguém pode ficar satisfeito", lamenta Marcelino Martins.

Artigo escrito por Fernando Pires (jornalista)

Sem comentários:

Enviar um comentário