Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

Relatório sobre qualidade do ar em Mirandela deve ser conhecido esta semana

 O presidente do município diz que as duas unidades industriais já estão a aplicar algumas correções sinalizadas pelas entidades, há mais de um ano


O Presidente da Câmara de Mirandela revela que a CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) ficou de entregar, ainda esta semana, um relatório sobre a qualidade do ar na cidade, para que a delegação de saúde possa aferir se existem riscos para a saúde pública.

Declarações de Vítor Correia que surgem na sequência da preocupação que tem sido manifestada pela população, através de fotografias nas redes sociais, mas também dos partidos da oposição que têm pedido esclarecimentos através de comunicado, depois de novos episódios de neblina espessa que raramente se dissipa totalmente e um cheiro muito intenso a óleo e baga de azeitona proveniente de duas unidades industriais de extração de óleo de bagaço de azeitona. Uma em Latadas, freguesia de Frechas, em Mirandela, e outra em Leirós, na confluência entre Eixes e Rio Torto já no concelho de Valpaços.

Sobre os múltiplos relatos, o presidente do Município começa por referir que a preocupação do executivo sobre este assunto não é de agora. “Importa dizer que nós, em abril de 2024, promovemos uma reunião com as entidades competentes na matéria. CCDR-N, que tem a responsabilidade de medição da qualidade do ar, a APA, o SEPNA e a Delegação de Saúde. Cada uma dessas entidades emitiu um relatório, e esse relatório preconizava uma série de intervenções por parte dos proprietários das explorações industriais”, revela Vítor Correia.

O autarca afirma que as unidades industriais estão a aplicar essas necessidades de melhoria, “só que não conseguem fazê-lo de um dia para o outro e percebemos que só conseguem ter garantias que a partir de novembro de 2025, na próxima época produtiva, que estejam já essas medidas implementadas”, acrescenta.

Entretanto, o presidente do Município de Mirandela adianta que já foi solicitado à CCDR-N um relatório sobre a qualidade do ar, cujos resultados devem ser conhecidos esta semana. “A ideia é perceber se este mau cheiro tem aspetos que sejam nocivos para a saúde, e se os parâmetros que estão estabelecidos para essa emissão de gases estão a ser cumpridos ou não, para apresentarmos à Delegação de Saúde”, adianta Vítor Correia sublinhando que “importa dizer que estamos, não de agora, mas desde sempre, a tomar medidas junto das entidades competentes para mitigar este assunto”.

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário