Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Retratos da vida real de quem cuida do outro por amor

 Foi inaugurada ontem à tarde a exposição “Retratos dos Dias Difíceis 24/7”, da autoria de Nuno Pinto Fernandes, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé. A mostra resulta de uma parceria com a Equipa de Atenção Biopsicossocial à Pessoa Idosa do Município, que lançou o desafio ao autor — e este aceitou.


O fotógrafo, que também é cuidador informal, pretende dar visibilidade e valorizar o trabalho de quem cuida por amor, retratando o quotidiano dos cuidadores informais do concelho. O principal objetivo, explica, é sensibilizar a comunidade para a importância e o impacto deste papel essencial:

Esta é, muitas vezes, uma realidade invisível, que acontece na intimidade dos lares e que passa despercebida a grande parte da sociedade. Nuno Pinto Fernandes quis provocar o público e despertar empatia através da fotografia:

Natural de Lisboa, com 48 anos, Nuno Pinto Fernandes é fotojornalista há 19 anos, tendo colaborado com publicações como o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e Agência Lusa. Os pais são naturais de Sambade, no concelho de Alfândega da Fé, e, após a pandemia de Covid-19, mudou-se com a família para Trás-os-Montes para cuidar do pai. Atualmente, está a concluir o curso de Comunicação e Jornalismo na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do Instituto Politécnico de Bragança (EsACT-IPB).

A exposição apresenta 27 retratos, número que será ampliado no âmbito do Congresso de Cuidadores Informais, previsto para fevereiro de 2026, altura em que a mostra ficará completa com 49 fotografias.

“Retratos dos Dias Difíceis 24/7” pode ser visitada até 6 de dezembro, na Casa da Cultura Mestre José Rodrigues, em Alfândega da Fé.

Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário