Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Sabores e Tradições reforçam orgulho e identidade de Freixo de Espada à Cinta

 Com expositores exclusivamente locais, o certame promoveu o que de melhor se produz na região e atraiu centenas de visitantes, incluindo muitos emigrantes que regressaram para a ocasião


Freixo de Espada à Cinta, acolheu, desde sexta-feira e até ontem, a feira dos Sabores e Tradições. Este certame, composto por expositores apenas do concelho, é uma oportunidade de os produtores locais darem a conhecer aquilo que de melhor têm. Os participantes falam de boas vendas, mas, sobretudo, destacam a promoção dos produtos. “As pessoas compram uma vez e quando voltam já procuram novamente”, disse Maria Branco. “Sempre se vai vendendo alguma coisa e é uma feira muito importante para divulgar os produtos”, referiu Madalena Antunes. “A feira é boa para divulgar as coisas da região e consegue-se vender. Vende-se até bastante bem”, rematou Hermínia Chaquiço.

Nuno Ferreira, presidente da câmara de Freixo, destaca que o certame é uma aposta ganha e diz que, este ano, as expetativas foram cumpridas, em termos de afluência. “Foi uma aposta clara do executivo, no anterior mandato. A feira foi sempre crescendo e tem sido um sucesso. Esta superou as expetativas, foi um sucesso, prova viva disso foi a participação que tiveram os jogos tradicionais e a prova de vinhos, que juntou mais de 150 pessoas a provar os vinhos do concelho”.

E refere ainda que há cada vez mais emigrantes a regressar à terra em datas como esta. “Tem-se aproximado cada vez mais a comunidade emigrante do nosso concelho. Os emigrantes vêm em datas especificas, como agora, para esta feira, para a Amendoeira em Flor e na festa de verão. Cada vez mais vêm e têm orgulho de vir”.

Artesanato, enchidos, vinho, mel e azeite foram expostos e vendidos nesta feira, que começou sexta e terminou ontem. O Sabores e Tradições contou ainda com torneios de vários jogos tradicionais.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário