Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 15 de fevereiro de 2026

Ao meu amigo Querubino Silva


O Querubino sempre foi daqueles homens que chegam primeiro, não porque corram mais depressa, mas porque conseguem ver mais longe.

Em Bragança, nos tempos em que poucos arriscavam e quase ninguém acreditava que a cidade podia crescer para além do que já era, ele decidiu investir. Enquanto muitos hesitavam, o Querubino fazia. Apostou em negócios quando o ambiente era de prudência e desconfiança. Abriu portas onde outros viam paredes.

Das discotecas que deram nova vida às noites brigantinas, espaços de encontro, música e liberdade, às lojas de informática numa altura em que os computadores ainda eram novidade para quase todos, ele esteve sempre na linha da frente. Percebeu cedo que o futuro não espera por quem fica parado. E ele nunca ficou. 

Vendeste-me o meu 1º computador. Um MAC Performa 5200. 500 MGB de disco, que loucura e com TV e comando à distância. Com a impressora, uma HP 600C, já a cores, paguei um balúrdio  Pensava eu que jamais o disco seria insuficiente. Eu tinha que comprar software em Inglaterra, aqui nada havia e os meus filhos queriam jogos e interatividade. Que alegria quando à caixa do correio chegava a MACformat... Depois, passados uns anos, ligaste-me para ir testar o iMAC já com 6 GB de disco… um portento. Claro, época de Natal… lá teve que ser. E caminhámos juntos neste percurso.

Empreendedor por natureza, inquieto por convicção, o Querubino construiu mais do que negócios, criou oportunidades, gerou emprego, dinamizou a cidade e inspirou quem o rodeava. Teve a coragem de investir quando investir era quase um ato de fé. E essa fé, aliada ao trabalho e à persistência, fez a diferença.

Mas talvez o mais admirável seja isto… o tempo passou, os ciclos mudaram, as modas vieram e foram… e ele continua. Com a mesma energia, a mesma vontade, a mesma capacidade de acreditar antes dos outros. Uma força viva. Uma presença que não se apaga.

Bragança precisa de pessoas assim, visionários que não pedem licença para sonhar e que transformam ideias em realidade.

Grande abraço, Querubino. Que a tua energia continue a contagiar-nos a todos.

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário