Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira, Rui Rendeiro Sousa e Jorge Oliveira Novo.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

BRAGANÇA AVANÇA COM CONCURSO DE 1,5 MILHÕES PARA VALORIZAR O PARQUE DE MONTESINHO

 O Município de Bragança lançou um concurso público no valor de 1,5 milhões de euros para executar um conjunto de intervenções integradas no projeto “Preservar Montesinho”, destinado a reforçar a proteção ambiental e a valorização patrimonial do Parque Natural de Montesinho.


O investimento global ascende a cerca de 1,76 milhões de euros, também com financiamento do programa Norte 2030, abrangendo não só as obras no terreno, mas igualmente iniciativas futuras nas áreas de conteúdos e comunicação.

A empreitada está estruturada em três frentes principais. A primeira incide na requalificação da zona ribeirinha do rio Baceiro, entre a Ponte do Parâmio e Espinhosela, onde estão previstas ações de renaturalização, plantação de espécies autóctones e melhoria das condições de circulação pedonal.

A segunda intervenção contempla a recuperação da antiga escola primária de São Julião, que dará lugar a um centro interpretativo dedicado à fauna selvagem, complementado por pontos estratégicos de observação no território do parque.

Por fim, o projeto inclui a revitalização do antigo viveiro de trutas de França, espaço de relevância histórica local, que será reabilitado e transformado num núcleo interpretativo com percurso pedestre temático.

Com esta iniciativa, a autarquia pretende reforçar a conservação da biodiversidade, recuperar património edificado e promover uma maior ligação da comunidade ao património natural, consolidando uma estratégia de sustentabilidade e adaptação às alterações climáticas.

Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário