Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Número de partos aumentou 24.1% na maternidade de Bragança em 2025

 A maternidade de Bragança registou, em 2025, 459 nascimentos, um aumento de 91 partos, em relação a 2024


A maternidade de Bragança registou, em 2025, 459 nascimentos, mais 91 partos do que em 2024. Em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Nordeste referiu que se trata de um aumento “significativo” de 24,1% face a 2024, em que se registaram 368 nascimentos.

No comunicado a ULS refere ainda que este aumento é um “indicador relevante” da confiança da comunidade, no que aos cuidados de saúde materna e infantil diz respeito. Refletindo também “o profissionalismo, a dedicação e o empenho das equipas multidisciplinares da entidade.”

Este aumento de partos ocorreu na mesma altura em que “o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia” desta unidade de saúde passou a ter “instalações renovadas”.

Neste serviço as salas de parto e enfermarias foram ampliadas e modernizadas. Também foram requalificados e criados novos espaços de vigilâncias, assim como foi melhorado o acompanhamento, tratamento e realização de meios complementares de diagnóstico Com equipamentos clínicos modernos e de alta tecnologia, a ULS Nordeste passa agora a garantir avaliações mais precisas, maior eficiência no atendimento e mais segurança e conforto para as utentes.

Esta requalificação contou com um investimento de cerca de 713 mil euros, financiados no âmbito do Programa de Incentivo à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Tendo permitido reforçar “a qualidade, o conforto e a segurança dos cuidados prestados a grávidas, recém-nascidos e famílias”, lê-se ainda no comunicado.

A ULS do Nordeste conclui realçando que, através da articulação entre os Cuidados de Saúde Hospitalares e os Cuidados de Saúde Primários, assegura a vigilância e o acompanhamento na área da Saúde Materna, numa ótica de proximidade com a população que serve, ao nível do planeamento familiar, gravidez e preparação para a parentalidade, assim como na área da Saúde Infantil.

A ULS do Nordeste refere estar “satisfeita” que o número de partos tenha aumentado na maternidade da Unidade Hospitalar de Bragança, em 2025. Refere ainda que, para 2026, esperam que a esta tendência do aumento de partos “se mantenha”.

Escrito por Rádio Brigantia.
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário