Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Bragança: Autarquia vai instalar Museu Militar no Forte de S.João de Deus


A Câmara de Bragança assinou esta tarde um protocolo com o Exército Português para a instalação de um museu no Forte de São João de Deus.
Segundo Jorge Nunes, o Centro de Memória da Presença Militar em Bragança está integrado no projecto EcoDomus, que visa requalificar toda a zona do Forte. Vai funcionar em articulação com o Museu Militar, instalado no Castelo de Bragança:
“A construção mais antiga do Forte São João de Deus será preservada como espaço de memória da presença militar na região de Bragança”.
O principal objectivo é preservar a memória da presença militar na cidade, que se manteve até à década de 70 do século XX, como explica o major-general Adelino de Matos Coelho:
“Vai nascer aqui um projecto museológico, que lembra a memória militar aqui em Bragança, que vai completar e não sobrepor-se às vertentes museológicas que estão neste momento no Museu”.
O espaço museológico a criar no Forte de São João de Deus irá ter uma exposição permanente sobre a presença militar em Bragança, assim como exposições temporárias e um espaço interactivo, com recurso às novas tecnologias. O espaço vai funcionar em articulação com o museu militar instalado no castelo e integra o projecto EcoDomus, que prevê a requalificação de toda a área do Forte de São João.
in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário