Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

D. José Cordeiro está confiante com nova missão - «Muita confiança e esperança»

O bispo nomeado para a diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, diz estar confiante para o novo desafio, numa entrevista dada ao programa Ecclesia.
Depois de estar 12 anos em Roma, primeiro a estudar e depois no Colégio Pontifício Português, do qual era reitor, D. José Cordeiro é agora chamado para servir a diocese de origem, Bragança-Miranda.
“Ainda me estou a habituar a esta nova designação e a tomar consciência desta nova vocação e chamamento,” confessa o mais recente bispo português.
Com apenas 44 anos de idade torna-se assim o mais novo bispo de Portugal e considera que este pedido de serviço do Papa Bento XVI foi “ousado”, mas este fator não o incomoda, argumentando que terá “muito de aprender”.
D. José Cordeiro respondeu ao pedido com uma frase de São Martinho que citou: “Senhor se sou necessário ao teu povo, não recusarei o trabalho”.
O prelado afirmou ainda que tem sentido o maior acolhimento por parte de todos os membros da Conferência Episcopal Portuguesa e que isso lhe traz “muita confiança e esperança”.
“Mas o maior acolhimento foi por parte da diocese que me viu nascer, para a qual sigo com olhos postos na esperança e sei que não é bom estar sozinho, por isso conto com todos, padres, leigos e religiosos desta diocese,” dizia D. José Cordeiro ao programa ECCLESIA, na RTP2.
Sendo designado para uma das dioceses mais envelhecidas de Portugal, o mais novo bispo português defende que isso não lhe traz nenhum tipo de protagonismo mas sim, uma “maior atitude de humildade” para ser o bispo que a Igreja espera e precisa e “continuar a ser o cristão” que sempre foi.
A ordenação episcopal de D. José Manuel Cordeiro será no dia 2 outubro, na catedral de Bragança.
Agência Ecclesia, 2011-07-31 

Sem comentários:

Enviar um comentário