O bispo D. António Montes Moreira foi ontem homenageado pela Fundação Os Nossos Livros e pela Câmara de Bragança. O reverendíssimo está de saída da diocese de Bragança-Miranda. D. António fala com orgulho do trabalho que desenvolveu durante os 10 anos à frente da diocese. “Foram 10 anos para mim enriquecedores na medida em que contactei com muitos estratos da população, na medida em que eu pude servir a população, no âmbito religioso, cultural e social.
Foram 10 anos que eu apreciei na minha vida”, realça o Reverendíssimo. Do trabalho que desenvolveu em prol da comunidade, D. António enaltece o grande avanço na conclusão da catedral de Bragança como projecto mais emblemático.“Conseguimos dar um bom avanço à conclusão da catedral.
Segundo o projecto inicial ainda falta concluir um pequeno edifício que seria a casa da guarda, uma espécie de residência paroquial. Agora a parte da galeria Norte que se concluiu a previsão é que se instale lá o arquivo histórico diocesano, que está a funcionar no Paço e ali fica melhor”, constata D. António.A homenagem ao bispo cessante foi integrada no lançamento do livro “Pastorais dos Bispos de Miranda e Bragança”, da autoria de Carlos Prada de Oliveira.
O professor e investigador de História lembra que ainda não há escritos de D. António Montes nesta obra, mas diz que poderão ser integrados no próximo volume.“A Câmara prontificou-se a editar a obra e como coincidiu com a saída do sr. Bispo não me importei nada de o homenagear com esta obra. Esta obra só vai até 1780, por isso deste bispo não enalteço nada.
Talvez no próximo volume compile os documentos dele”, acrescenta o autor. D. António Montes Moreira homenageado na despedida da Diocese de Bragança-Miranda e da direcção da Fundação Os Nossos Livros, da qual fez parte oito anos.
Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário