Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Fruta ganha espaço na TerraFlor

Azeite, queijos e frutas foram os pratos principais da TerraFlor 2011, que decorreu em Vila Flor, em simultâneo com as Festas do Concelho, em honra de S. Bartolomeu.
Este ano, a organização promoveu várias provas de degustação, acompanhadas de notas explicativas dos técnicos ligados às associações dos vários produtores em exposição. No leque de iguarias disponíveis, destaque para a compota de melancia, o Queijo de Cabra Transmontano (DOP), a “manta” e salcichas de carne de ovelha e de cabra, bem como o regresso das famosas “cricas”, que mais não são do que pêssego ou pêra secos ao sol. Trata-se de um subproduto que pode contribuir para o aproveitamento da fruta desperdiçada nos pomares, que de outra forma não entra no circuito comercial.
Motivadas pelo regadio no Vale da Vilariça, que deixou de ser um sonho para passar à realidade, as associações do sector fizeram-se ouvir num directo que a Rádio Brigantia assegurou na noite de quinta-feira, durante quase duas horas. Em representação da autarquia estiveram Artur Pimentel e Fernando Barros, que garantiram um forte apoio às actividades produtivas do concelho. “Tudo o que pudermos fazer para impulsionar as nossas associações não é um gasto, mas um investimento no futuro”, salientou o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Flor.
Além de ser uma montra da agro-pecuária da Terra Quente Transmontana, a TerraFlor também funciona como palco para as diversas colectividades locais. É o caso do Rancho Folclórico de Freixiel e da Academia de Música Zéethoven, que actuaram na escadaria dos Paços do Concelho.
Mas houve mais prata da casa noutras noites do certame, que decorreu de 22 a 26 de Agosto. Foi o caso da Banda Filarmónica e do Grupo de Música Tradicional da Associação Cultural e Recreativa de Vila Flor, dos Gigantones de Valtorno e do jovem grupo D-Rap & Friends.
O cartaz foi aberto por Lucenzo, um luso-descendente com raízes no concelho, mais concretamente em Vilas Boas, que saltou para a ribalta após singrar em França.
in:jornalnordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário