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SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

IC5 abre ao trânsito entre Mogadouro e Miranda do Douro

Abriu ontem ao tráfego o lanço do IC5 entre Mogadouro e Miranda do Douro, com uma extensão de 37,3 quilómetros, que integra a Subconcessão Douro Interior.
Este lanço desenvolve-se paralelamente à atual EN 221, engloba os nós de ligação Mogadouro, Sanhoane, Urrós, Sendim e Duas Igrejas, constituindo uma alternativa de excelência, com significativa diminuição do tempo de percurso, e melhoria da segurança e circulação rodoviária.
A conclusão deste Lanço do IC5 segue-se ao trecho inicial de 7 quilómetros entre o Nó com a EN15 e com o IP4, próximo de Murça, e o Nó com a EN 212 perto de Alijó, já em serviço desde Dezembro de 2010.
O IC5, itinerário transversal que se desenvolve entre os distritos de Vila Real e Bragança, ligará Murça a Miranda do Douro, numa extensão aproximada de 132 quilómetros, servindo os concelhos de Murça, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfandega da Fé, Mogadouro e Miranda do Douro, destina-se a estabelecer acessibilidades entre estes concelhos, atualmente descontinuas em alguns locais e a melhorar as condições de segurança e combate à sinistralidade.
A Subconcessão Douro Interior foi adjudicada em Novembro de 2008, em regime de conceção, construção, financiamento, manutenção e exploração, sem cobrança de portagem aos utentes, de um conjunto de vários lanços do IP2 e do IC5, num total concessionado de cerca de 240 quilómetros, dos quais cerca de 230 quilómetros correspondem a estradas a construir de raiz.
O conjunto de lanços do IP2 e IC5 estarão concluídos no final do 1.º trimestre do próximo ano e em conjunto com os empreendimentos, também lançados em 2007 pela EP e adjudicados em 2008, de duplicação do atual IP4 e Túnel do Marão representam a construção de cerca de 380 km de novas vias em Trás-os-Montes num período de 4 anos (2008-2012) e um importante passo para a concretização do PRN (Plano Rodoviário Nacional) nesta região.

in:jornalnordeste.com

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