Abriu ontem ao tráfego o lanço do IC5 entre Mogadouro e Miranda do Douro, com uma extensão de 37,3 quilómetros, que integra a Subconcessão Douro Interior.
Este lanço desenvolve-se paralelamente à atual EN 221, engloba os nós de ligação Mogadouro, Sanhoane, Urrós, Sendim e Duas Igrejas, constituindo uma alternativa de excelência, com significativa diminuição do tempo de percurso, e melhoria da segurança e circulação rodoviária.
A conclusão deste Lanço do IC5 segue-se ao trecho inicial de 7 quilómetros entre o Nó com a EN15 e com o IP4, próximo de Murça, e o Nó com a EN 212 perto de Alijó, já em serviço desde Dezembro de 2010.
O IC5, itinerário transversal que se desenvolve entre os distritos de Vila Real e Bragança, ligará Murça a Miranda do Douro, numa extensão aproximada de 132 quilómetros, servindo os concelhos de Murça, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Alfandega da Fé, Mogadouro e Miranda do Douro, destina-se a estabelecer acessibilidades entre estes concelhos, atualmente descontinuas em alguns locais e a melhorar as condições de segurança e combate à sinistralidade.
A Subconcessão Douro Interior foi adjudicada em Novembro de 2008, em regime de conceção, construção, financiamento, manutenção e exploração, sem cobrança de portagem aos utentes, de um conjunto de vários lanços do IP2 e do IC5, num total concessionado de cerca de 240 quilómetros, dos quais cerca de 230 quilómetros correspondem a estradas a construir de raiz.
O conjunto de lanços do IP2 e IC5 estarão concluídos no final do 1.º trimestre do próximo ano e em conjunto com os empreendimentos, também lançados em 2007 pela EP e adjudicados em 2008, de duplicação do atual IP4 e Túnel do Marão representam a construção de cerca de 380 km de novas vias em Trás-os-Montes num período de 4 anos (2008-2012) e um importante passo para a concretização do PRN (Plano Rodoviário Nacional) nesta região.
in:jornalnordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário