António Marçoa é a partir de hoje o presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Nordeste, entidade que agrega os centros de saúde e os hospitais sob uma só gestão e já está criada há mais de meio ano.
Em declarações à RBA, António Marçoa assume como prioridade para os primeiros dias à frente da ULS os cuidados primários, mas não se compromete quanto a estes serviços. Para o economista, agora é tempo de avaliar e decidir a melhor forma de proceder à reorganização dos serviços de saúde:
“Os primeiros passos passam por tomar perfeita noção da realidade dos cuidados primários [centros de saúde], uma vez que ao nível dos cuidados hospitalares tenho uma noção próxima do que é a realidade”.
António Marçoa classificou ainda como “fundamental e prioritário atribuir a cada habitante do distrito de Bragança [e Foz Côa] um médico de família”. A medicina preventiva é o mais importante para o estado de saúde de uma região”, acrescenta Marçoa.
O presidente do concelho de Administração da ULS do Nordeste não se compromete com os serviços que deixaram de ser prestados nas últimas semanas nos centros de saúde, mas assume que o futuro passa por um reforço dos serviços ao nível dos cuidados primários prestados nos centros de saúde:
“Queremos inclusive fazer com que os cuidados hospitalares se espalhem, por assim dizer, pelos centros de saúde, queremos consultas de especialidade nos centros de saúde e um maior acesso por parte dos médicos dos centros de saúde aos especialistas hospitalares”
O economista António Marçoa já fez parte da direcção do hospital de Vila Real e, nos últimos cinco anos, fez parte da direcção do Centro Hospitalar do Nordeste – é aliás o único nome das anteriores administrações a fazer parte da gestão da Unidade Local de Saúde do Nordeste. Para esta nova administração, foram ainda nomeados os médicos Domingos Fernandes, para a direcção clínica hospitalar e Armandino Raposo para direcção clínica dos cuidados primários. Ângela Prior fica responsável pela direcção de enfermagem e Aida Palas pela área financeira.
A demora na nomeação de uma administração levou a que até ontem se mantivessem em funções as administrações do Agrupamento de Centros de Saúde e do Centro Hospitalar do Nordeste – um impasse que levou a que, recentemente, fossem interrompidos diversos serviços de especialidade dos centros de saúde por não haver uma gestão com autoridade para renovar os contratos dos profissionais.
in:rba.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário