Local: MIRANDELA, BRAGANÇA
Informante: Maria Elisa Belchior (F), 47 anos
Conta-se que nos tempos em que os cristãos andavam em guerra com os mouros, estas terras eram governadas por um rei cristão que tinha uma filha. Acontece que ela um dia conheceu um jovem mouro e apaixonou-se por ele. E como essa relação nunca seria abençoada, os dois decidiram fugir.
O rei quando soube foi em sua perseguição e perdeu-os quando os jovens se esconderam na serra dos Passos, que então tinha farta vegetação. Vai daí, resolveu lançar fogo à serra para que morressem queimados.
E por isso diz o povo que a serra está como está, sem vegetação, e onde só se vêem fraguedos, por causa da maldição que o rei cristão lançou aos dois fugitivos. Nunca mais ali nasceu nada que preste.
Fonte:PARAFITA, Alexandre A Mitologia dos Mouros: Lendas, Mitos, Serpentes, Tesouros
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário