Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Falhas de energia no Centro e Norte vão baixar

Artur Trindade, sec. Estado da Energia
Paulo Spranger
As regiões Centro e Norte vão ter menos falhas de energia e mais gás natural. As duas novidades serão apresentadas esta semana pelo Governo, no Dia Nacional da Energia, que se celebra a 29 de maio, quarta-feira, e incluem investimentos da EDP Distribuição na rede da zona Oeste - Leiria e Marinha Grande - e na rede do Norte para resolver problemas crónicos no abastecimento. Em março, a Associação Empresarial de Leiria exigiu, em comunicado, a presença na região do presidente da EDP, António Mexia, para “explicar os cortes que se arrastam há mais de dez anos”, sobretudo depois de mais um inverno rigoroso, durante o qual “várias empresas do distrito de Leiria viram o seu normal funcionamento afetado e tiveram prejuízos avultados”.
Agora, dois meses volvidos, será a elétrica portuguesa a investir na rede para garantir que essas falhas sejam minimizadas. “Um bom fornecimento é fundamental para a competitividade da região, afirmou Artur Trindade, secretário de Estado da Energia, ao Dinheiro Vivo, “sobretudo porque a qualidade e as falhas na distribuição não estão distribuídas pelo terri-tório”.
Esta semana, um estudo à satisfação do consumidor - organizado pelo European Costumer Satisfaction Index - garantia que as empresas de eletricidade são as que menos satisfazem os consumidores portugueses do sector da energia, que inclui ainda outras fontes como o gás natural, o gás de garrafa e os combustíveis. Analisando os consumidores privados - os clientes industriais ficaram de fora do estudo -, o mesmo índice dava as melhores notas ao gás de garrafa e ao gás natural.
Mais gás natural a norte
Outra das novidades incluídas neste pacote - que envolve investimentos públicos e privados que rondam os 70 milhões de euros - será a expansão para norte da rede de gás natural, nomeadamente às regiões do Alto Douro e de Trás-os-Montes. São 27 municípios, maioritariamente nos distritos de Vila Real e Bragança, que serão afetados pela alteração, cujos detalhes e calendário serão conhecidos esta semana.
“O gás natural, face aos combustíveis alternativos, é mais barato, é mais competitivo e tem uma melhor performance ambiental”, garantiu ao Dinheiro Vivo Artur Trindade. “E esta expansão também é importante para o desenvolvimento económico dessas regiões”, acrescentou.

in: Dinheiro Vivo

Sem comentários:

Enviar um comentário