Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 26 de maio de 2013

Inauguração do "Macedo Mostra" marcada pelo protesto silencioso do grupo de teatro Filandorra

A inauguração do “Macedo Mostra” ficou marcada pelo protesto silencioso do grupo de teatro Filandorra, uma das mais antigas companhias profissionais de teatro de Trás-os-Montes, que veio a Macedo  protestar ordeiramente devido à não atribuição de apoios diretos por parte da Direção Geral das Artes (DGArtes) .
Atores e diretor do Filandorra aproveitaram a presença do Secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, no ato inaugural deste certame para mostrarem publicamente o seu protesto perante os cortes que estão anunciados.
Alguns elementos do grupo de teatro, incluindo o seu diretor, David Carvalho, apresentaram-se vestidos de negro com uma faixa também negra a tapar a boca, num protesto simbólico marcado pelo absoluto silêncio dos artistas transmontanos.
A DGArtes anunciou que 54 entidades artísticas vão repartir cerca de 4,3 milhões de euros atribuídos nos concursos de apoios diretos, anuais, bienais e quadrienais na área do teatro, mas o Filandorra, Teatro do Nordeste, não está contemplado pelos apoios quadrienais.
David Carvalho disse ao Notícias do Nordeste que Jorge Barreto Xavier prometeu recebê-los ainda em Macedo de Cavaleiros, depois de terminado a cerimónia de inauguração do “Macedo Mostra”. O diretor da companhia transmontana pretende, com esta audiência, explicar ao Secretário de Estado da Cultura que os cortes anunciados podem colocar em risco a companhia e vai solicitar para que seja tomada em conta o papel cultural que o grupo Filandorra tem desempenhado na região.

in:noticiasdonordeste.com

Sem comentários:

Enviar um comentário