Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

MIRANDA DO DOURO: PRODUTOS ENDÓGENOS PODEM SER A BASE PARA A CONFEÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL.


Especialistas defenderam no 2º encontro de cervejeiros artesanais, que decorreu Fonte de Aldeia ( Miranda do Douro), a necessidade de produzirem cervejas em Portugal elaboradas à base de produtos endógenos, já que há mercado para o produto. 
"Só em Portugal existem seis marcas de cervejas artesanais rotuladas, apesar de haver cerca de quinze produtores deste tipo de bebida", explicou o presidente do Clube de Colecionismo de Cerveja em Portugal, Rui Valente.
O especialista em cerveja artesanal acrescentou ainda, que há regiões com grande potencial para fabricarem cervejas artesanais de "qualidade superior" e que poderão ter na sua composição produtos tão distintos com a castanha, a cereja a framboesa ou o cardo.
O que separa uma cerveja artesanal de uma cerveja industrial "é a ausência total de aditivos", que lhe confere "propriedades únicas e especiais".
"Uma cerveja produzida pelo método industrial poderá ter um prazo de validade que ronda o ano de vida, enquanto uma cerveja artesanal, poderá chegar aos dois dias de vida devido à ausência de aditivos", exemplificou o mestre cervejeiro.
No concurso hoje realizado foram admitidas apenas cervejas produzidas pelo método artesanal de diversões estilos, e foram apresentadas 15 cervejas produzidas em Portugal e numa iniciativa promovida pela Associação "Sartigalhos Palgrinos", sediada na aldeia do concelho de Miranda do Douro.
Já Francisco Marcos, presidente da Associação "Sartigalhos Palgrinos, afiançou que o objetivo do encontro de cervejeiros é ajudar a promover produtos da terra de forma a divulgar os produtos endógenos da região do planalto mirandês.
"Temos em curso várias experiências de cerveja nas quais que são utilizados apenas produtos da nossas terra que desde a aguas, à cevado, lúpulo, e outros ingredientes que marcam a diferença do nosso produto", acrescentou.
O encontro junto apreciadores de cerveja artesanal oriundos um pouco de todos país, numa iniciativa que quer crescer e promover o turismo e gastronomia nordestina.

in:rba.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário