Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Macedo de Cavaleiros pode fazer parte da rota dos Caminhos de Santiago

Macedo de Cavaleiros poderá ter Caminhos de Santiago.

A revelação foi feita ontem, em reunião com a associação transfronteiriça Eixo Atlântico. Ao que tudo indica, haverá três itinerários, derivados da Via da Prata.

A Câmara Municipal tem vindo a recolher indícios, de modo a poder integrar a candidatura da associação das cidades galegas e do norte de Portugal.

Rui Costa, vereador do Turismo, diz que estes Caminhos eram desconhecidos até há pouco tempo. Recorda ainda que a próxima grande romaria a Santiago de Compostela vai ser em 2021, ano jacobeu, e que o objetivo é ter os percursos portugueses já devidamente assinalados.

O vereador explica que os percursos lusos integram a Via da Prata, na ramificação espanhola.

Para já a localização destes Caminhos não vai ser divulgada. Primeiro é necessário sinalizar e dar-lhes condições para serem transitáveis.

O Secretário Geral do Eixo Atlântico, Xoán Mao, afirma que, historicamente, os peregrinos chegavam por Portugal ou pela Via da Prata, apesar de actualmente ser o Caminho francês ser o mais conhecido.

Por isso reforça que o objetivo é potenciar estes Caminhos para 2021, ano de nova peregrinação. Para isso vai ser entregue ao Governo todo o inventariado que está a ser feito, para que possam ser canalizados fundos comunitários.

Rui Costa destaca ainda o grande impacto a nível económico para a região. Opinião partilhada por Xóan Mao, que relembra que, em 2010, 8 milhões de pessoas rumaram a Santiago.

Macedo de Cavaleiros poderá vir a integral os Caminhos de Santiago. Estão a ser estudados três caminhos no concelho que, ao que tudo indica, poderão fazer parte dos percursos calcados pelos peregrinos desde o século IX.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário