Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Autarca de Vimioso lamenta que as mais valias da venda cogumelos não fiquem no concelho

O presidente da Câmara Municipal de Vimioso lamenta que as contrapartidas da venda de cogumelos silvestres não fiquem na região. Jorge Fidalgo regista com agrado a crescente aposta na área micológica mas gostaria que as mais-valias financeiras fossem maiores para quem colhe os cogumelos e que as actividades ligadas ao produto ganhassem mais importância na economia do concelho.
“Quem colhe os cogumelos continua a levá-los à vizinha Espanha, mas também já temos gente de Espanha interessada em fazer unidades aqui em Vimioso”, adianta o autarca. 
Os contactos com empresários espanhóis interessados em investir em Vimioso podem vir a concretizar-se em unidades de produção e transformação de cogumelos. Para atrair investimento, a autarquia de Vimioso promove a cedência de terrenos a 1 cêntimo na zona industrial e o licenciamento a custo zero. 
Quem já beneficiou destes apoios foram os dois irmãos Rosário, que apostaram numa unidade de produção de cogumelos “shiitake” em tronco, a última empresa a instalar-se na zona industrial de Vimioso. 
Rúben Rosário explica que o investimento inicial foi apoiado pelo PRODER e que da estufa de 1100 metros quadrados vão sair este ano a primeira colheita. 
O jovem de Santulhão explica que este foi um projecto que o fez regressar às origens e deixar o emprego stressante de programador informático. A visita à estufa e um workshop sobre o método de produção de cogumelos shiitake em tronco fizeram parte do programa das VII jornadas gastronómicas micológicas de Vimioso. 

No balanço da edição deste ano o presidente da autarquia considera que a iniciativa foi bem sucedida na intenção de valorizar os recursos micológicos da região e atrair visitantes ao concelho. Três restaurantes aderiram à iniciativa e entre sexta e domingo apresentaram menus de degustação tendo como ingrediente base os cogumelos. 
Os participantes da sétima edição das jornadas micológicas puderam ainda apanhar e identificar cogumelos selvagens e participar num workshop culinário. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário