“Quem colhe os cogumelos continua a levá-los à vizinha Espanha, mas também já temos gente de Espanha interessada em fazer unidades aqui em Vimioso”, adianta o autarca.
Os contactos com empresários espanhóis interessados em investir em Vimioso podem vir a concretizar-se em unidades de produção e transformação de cogumelos. Para atrair investimento, a autarquia de Vimioso promove a cedência de terrenos a 1 cêntimo na zona industrial e o licenciamento a custo zero.
Quem já beneficiou destes apoios foram os dois irmãos Rosário, que apostaram numa unidade de produção de cogumelos “shiitake” em tronco, a última empresa a instalar-se na zona industrial de Vimioso.
Rúben Rosário explica que o investimento inicial foi apoiado pelo PRODER e que da estufa de 1100 metros quadrados vão sair este ano a primeira colheita.
O jovem de Santulhão explica que este foi um projecto que o fez regressar às origens e deixar o emprego stressante de programador informático. A visita à estufa e um workshop sobre o método de produção de cogumelos shiitake em tronco fizeram parte do programa das VII jornadas gastronómicas micológicas de Vimioso.
Os participantes da sétima edição das jornadas micológicas puderam ainda apanhar e identificar cogumelos selvagens e participar num workshop culinário.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário