Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Confraria do Butelo e das Casulas recebida na Câmara de Paris

A pouco mais de um mês de completar quatro anos de atividade, a Confraria do Butelo e da Casula esteve em França para promover os produtos da região, tendo sido mesmo recebida na Câmara de Paris.
Quase três dezenas de confrades fizeram-se à estrada, a expensas próprias, com o objetivo de levar aos franceses um cheirinho do que de melhor se produz no Nordeste Transmontano.
“Efetuados os necessários contactos para que a programação viesse a decorrer de acordo com os objetivos previstos, foi, depois, necessário desenvolver a logística inerente ao transporte dos produtos regionais necessários à realização de um Encontro Gastronómico, Cultural e Recreativo”, explicou o Grão-Mestre, Nuno Pires.
Tendo como referência a Association Franco-Portuguaise de Puteaux, que se disponibilizou para ceder o espaço e confecionar o jantar/convívio, foram enviadas para França, por transporte terrestre, cerca de meia centena de butelos, vinte quilos de casulas, 100 litros de vinho, azeite, batatas, cebolas, chouriças, salpicões, entre outros produtos.
A presença da lusofonia em território francês é sempre motivo de alegria, pelo que o transporte do aeroporto até Paris foi assegurado por taxistas portugueses, emigrados na capital gaulesa.
A estadia revestiu-se, ainda, de cariz cultural, antes da receção por Hermano Sanches Ruivo, um beirão de origem, Conselheiro (vereador) para os Assuntos Europeus, em Paris.
Foi a primeira vez que se recebeu uma organização deste género naquela instituição francesa.
Nuno Pires lançou o desafio de vir a ser organizado num dos Salões Nobres daquele edifício um grande encontro gastronómico, com a apresentação de uma refeição de Butelo e Casula para a elites de Paris, convidando, ainda, o vereador gaulês a visitar o Festival do Butelo e da Casula, em fevereiro, em Bragança.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário