Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Macedo celebra a História nos 500 anos da atribuição dos Forais a Chacim e Sesulfe

Pelourinho de Chacim. Foto: JF de Chacim
Chacim e Sesulfe receberam há 500 anos as cartas de Foral. Os “Forais Novos”, atribuídos por D. Manuel I de Portugal, estabeleceram em 1514 estes dois concelhos, consagrando a sua existência jurídica e administrativa.

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros evoca estes dois acontecimentos, com as comemorações agendadas para o próximo domingo, dia 30. Uma iniciativa que destaca este importante “pedaço” da história do concelho e de prosperidade para as suas comunidades.

As comemorações assinalam-se com duas Eucaristias (em cada uma das aldeias), seguidas da entrega simbólica do Presidente da Câmara Municipal, Duarte Moreno, de cópia dos forais aos Presidentes das Juntas de Freguesia de Chacim e Sesulfe, José Génio e Gilberto Pires, respetivamente.

Destaca-se ainda a inauguração da “Casa da Aldeia” na Casa do Povo de Chacim, depois das profundas obras de remodelação e da classificação desta, com a marca “Aldeias de Portugal”, dado o seu valor patrimonial histórico e edificado.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário