Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

CantARES Transmontanos é o nome do primeiro CD do Coral Brigantino

CantARES Transmontanos é o nome do primeiro CD do Coral Brigantino Nossa Senhora das Graças. O grupo, que comemorou 30 anos de existência no mês de Outubro, lançou na passada sexta-feira, o trabalho discográfico que reúne temas harmonizados por um dos elementos.
António Maximino Gonçalves pegou nalguns poemas de autores portugueses e em temas do Cancioneiro Tradicional Mirandês e adaptou-os ao Coral Brigantino. “Quando me surgia alguma ideia, quando alguém me sugeria ou quando lia um poema que me sugeria alguma coisa, fazia algumas canções. Por exemplo, o poema ‘Mar português’, de Fernando Pessoa, “A moleirinha”, de Guerra Junqueiro, a “Balada das Lavadeiras”, de Rita Pires, o “Cantar do Melro, de Afonso Lopes Vieira e “As minhas asas”, de Almeida Garrett. Eu fiz o arranjo a quatro vozes e sugeri que se interpretassem essas canções”, conta o harmonizador das canções. 
A presidente da Associação Coral Brigantino Nossa Senhora das Graças, Cândida Martins, uma das fundadoras do grupo salienta que estes 30 anos tiveram essencialmente bons momentos, mas houve também momentos difíceis . Só com esforço e dedicação se conseguiu levar avante este projecto, que tem contado também com o apoio fundamental do Município de Bragança. “Muitas alegrias, muitas amizades que se fizeram e muito trabalho também. Felizmente temos tido um grande apoio na nossa Câmara, tanto no actual executivo como nos anteriores. É claro que teve que haver também muito trabalho e muito empenho”, salienta a responsável. 
Os testemunhos do fundador, do maestro e dos elementos deste grupo coral, que têm entre os 21 e os 78 anos de idade, fazem parte de uma reportagem sobre os 30 anos do Coral Brigantino e o CD CantAres Transmontanos, para ouvir hoje na Brigantia, depois do noticiário das 17 horas e ler na edição desta semana do Jornal Nordeste. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário