Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Câmara de Bragança pede cancelamento de requalificação na Segurança Social

A Câmara de Bragança aprovou hoje uma moção a pedir ao Governo o cancelamento do processo de requalificação na Segurança Social, que afeta 19 funcionários nos serviços locais.

A iniciativa partiu dos vereadores do Partido Socialista (PS) e foi aprovada por unanimidade em reunião do executivo de maioria social-democrata, divulgaram os promotores.

No documento, a enviar aos diferentes órgãos de soberania e instituições locais, solicita-se ao Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, "o cancelamento imediato deste procedimento, um estudo sério das reais necessidades do Centro Distrital da Segurança Social de Bragança e ainda o levantamento das carências de profissionais de outros serviços desconcentrados do Estado (nesta região) que carecem de colaboradores".

Na moção é defendido que, perante "os tempos difíceis" que o país atravessa, "o Instituto da Segurança Social devia ser um instrumento de apoio às famílias em situações mais débeis e necessariamente a sua influência reforçada e não depauperada, com maior número de meios humanos para ocorrer a estas realidades".

Os subscritores criticam a forma como os colaboradores, no caso de Bragança professores e assistentes operacionais, "são atirados para a requalificação de uma forma indigna".

Criticam ainda o recurso, por parte deste serviço público a prestação de trabalho subsidiado, que ocupa postos de trabalho efetivo, uma medida classificada de "incompreensível e imoral, perante o eventual despedimento de qualquer funcionário".

A colocação destes funcionários na requalificação poderá vir a "constituir casos sociais dramáticos", e a "ter repercussões sérias e profundas no tecido social e económico da cidade, do concelho e da própria região", alerta a moção.

O documento refere ainda que os serviços, junto com o setor primário, "contribuem, no concelho de Bragança e na região, com a maior fatia para o desenvolvimento económico".

A moção recorda também "o esvaziamento e retirada de serviços" desta região nos últimos anos, que são apontados como uma das causas "da perda de população, do aumento do desemprego e da degradação cada vez maior de uma efetiva coesão social".

HFI // JGJ
Lusa/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário