Menos castanha, e menos qualidade.
A opinião parece ser unânime entre os produtores do concelho macedense.
Fernando Correia é presidente da cooperativa Souto Os Castanheiros, sediada em Podence. São 40 cooperantes, que entregam ali a produção. Este ano, chegaram cerca de 100 toneladas. Menos de metade do que no ano anterior.
A culpa, é do tempo, revela Fernando Correia.
Fernando Correia junta da castanha de categoria A – a melhor – que recentemente viajou até Lisboa, para ser apresentada no mercado.
António Vila-Franca é produtor e comerciante de castanha há 45 anos. Tem um armazém de revenda, que colabora com a empresa Sortegel, já no concelho de Bragança.
Este ano, além de haver menos, há mais 25% de castanha bichada em relação ao ano anterior, considera António Vila-Franca.
Nesta colheita, a castanha esteve mais cara do que na anterior. Este ano a castanha vende-se, em média, por mais um euro do que em 2013.
Escrito por ONDA LIVRE
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário