Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A safra da castanha está no fim: menos fruto e menos qualidade, confessam os produtores

Menos castanha, e menos qualidade.

A opinião parece ser unânime entre os produtores do concelho macedense.

Fernando Correia é presidente da cooperativa Souto Os Castanheiros, sediada em Podence. São 40 cooperantes, que entregam ali a produção. Este ano, chegaram cerca de 100 toneladas. Menos de metade do que no ano anterior.

A culpa, é do tempo, revela Fernando Correia.

Fernando Correia junta da castanha de categoria A – a melhor – que recentemente viajou até Lisboa, para ser apresentada no mercado.
António Vila-Franca é produtor e comerciante de castanha há 45 anos. Tem um armazém de revenda, que colabora com a empresa Sortegel, já no concelho de Bragança.

Este ano, além de haver menos, há mais 25% de castanha bichada em relação ao ano anterior, considera António Vila-Franca.

Nesta colheita, a castanha esteve mais cara do que na anterior. Este ano a castanha vende-se, em média,  por mais um euro do que em  2013.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário