terça-feira, 16 de dezembro de 2014

32,8 milhões é o orçamento da Câmara de Mirandela para 2015

A Câmara Municipal de Mirandela terá 32 milhões e 800 mil euros disponíveis para o ano de 2015.
Este foi o valor do orçamento aprovado na última assembleia com os votos favoráveis do PSD, e que mereceu a reprovação e críticas da oposição. Os sociais-democratas consideram que se trata de um orçamento realista, não apresentando empolamento. 
O presidente da autarquia, António Branco, destaca que a diminuição de 8,5 por cento, face ao ano anterior tem o intuito de cumprir os objectivos financeiros.“É um orçamento que se aproxima da realidade. Ao longo do último ano, e nos últimos tempos, temos tentado, diminuir o valor do orçamento, garantindo que os projectos que estão no orçamento são aqueles para que já temos financiamento e que temos como objectivo. Já chegámos a ter orçamentos de 50 milhões de euros”, recorda o presidente da Câmara Municipal de Mirandela.
O documento orçamental foi criticado pela oposição,  que censura o facto de a arrecadação de receita ser feita apenas à custa do aumento de impostos. José António Ferreira, deputado municipal do PS fala mesmo numa dupla penalização. “Encerra na sua génese um forte aumento de impostos e assistimos a uma ténue redução de despesa de corrente, na ordem de 12 por cento. Já o aumento de impostos directos foi de 41 por cento e nos indirectos foi de 25 por cento. Há um aumento do IMI, das taxas de saneamento residuais e de resíduos sólidos e não assistimos à participação variável do IRS para os munícipes”, destaca o socialista.
O presidente do executivo esclarece que o aumento das contribuições está associado à manutenção do apoio à sociedade civil, destacando que o financiamento prestado a projectos como a APPACDM, a Santa Casa da Misericórdia, o Lar do Romeu ou os clubes desportivos não seria possível sem esse esforço.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário