segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Adriano Moreira preocupado com o despovoamento da região

O despovoamento da região é um dos problemas apontados pelo Professor Adriano Moreira.
Natural de Grijó de Vale de Benfeito, no concelho de Macedo de Cavaleiros, inaugurou sexta-feira à noite um ciclo de conferências na Biblioteca com o seu nome, em Bragança.
Adriano Moreira falou sobre a interdependência entre Portugal e a Europa. O Professor falou dos problemas económicos, mas também das ameaças em termos de Segurança e Defesa. Em relação aos reflexos dos problemas do País na região, Adriano Moreira mostra-se preocupado com a desertificação. “O despovoamento é enorme, não apenas pela emigração, mas pela baixa de natalidade. 
Na minha aldeia, que é Grijó de Vale Benfeito, eu não vejo uma criança quando lá vou, vejo gente do meu tempo e isto é certamente muito preocupante, sobretudo se pensarem que a emigração hoje tem uma preparação que não tinha no meu tempo de criança e essa gente vai ter filhos que não volta e cá não os tinha, porque lhe faltava ter futuro”, afirma Adriano Moreira.
Seguiu-se ainda a apresentação do Livro “Este é o Tempo”, da autoria de Adriano Moreira, com o jornalista Vítor Gonçalves. 
O entrevistador, que foi aluno do Professor Adriano Moreira, desvenda que neste livro estão compiladas conversas sobre o percurso de vida do Professor e também da sua visão sobre a actualidade portuguesa e europeia. “Este livro resulta de uma série de conversas que eu tive com o Professor Adriano Moreira ao longo dos últimos meses, entre Janeiro e Junho. Foram conversas sobre muitos assuntos, começámos por tratar da vida dele, da infância dele aqui em Trás-os-Montes e depois para a fase em que ele foi ministro de Salazar, a fase a seguir ao 25 de Abril, até à actualidade. Portanto, o livro é uma espécie de biografia com revelações dele sobre a actualidade do País e da Europa”, desvenda o jornalista.
A Biblioteca Adriano Moreira, em Bragança, vai acolher durante o próximo ano um ciclo de conferências sobre temas nacionais, que poderão ter interesse para a região.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário