Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Adriano Moreira preocupado com o despovoamento da região

O despovoamento da região é um dos problemas apontados pelo Professor Adriano Moreira.
Natural de Grijó de Vale de Benfeito, no concelho de Macedo de Cavaleiros, inaugurou sexta-feira à noite um ciclo de conferências na Biblioteca com o seu nome, em Bragança.
Adriano Moreira falou sobre a interdependência entre Portugal e a Europa. O Professor falou dos problemas económicos, mas também das ameaças em termos de Segurança e Defesa. Em relação aos reflexos dos problemas do País na região, Adriano Moreira mostra-se preocupado com a desertificação. “O despovoamento é enorme, não apenas pela emigração, mas pela baixa de natalidade. 
Na minha aldeia, que é Grijó de Vale Benfeito, eu não vejo uma criança quando lá vou, vejo gente do meu tempo e isto é certamente muito preocupante, sobretudo se pensarem que a emigração hoje tem uma preparação que não tinha no meu tempo de criança e essa gente vai ter filhos que não volta e cá não os tinha, porque lhe faltava ter futuro”, afirma Adriano Moreira.
Seguiu-se ainda a apresentação do Livro “Este é o Tempo”, da autoria de Adriano Moreira, com o jornalista Vítor Gonçalves. 
O entrevistador, que foi aluno do Professor Adriano Moreira, desvenda que neste livro estão compiladas conversas sobre o percurso de vida do Professor e também da sua visão sobre a actualidade portuguesa e europeia. “Este livro resulta de uma série de conversas que eu tive com o Professor Adriano Moreira ao longo dos últimos meses, entre Janeiro e Junho. Foram conversas sobre muitos assuntos, começámos por tratar da vida dele, da infância dele aqui em Trás-os-Montes e depois para a fase em que ele foi ministro de Salazar, a fase a seguir ao 25 de Abril, até à actualidade. Portanto, o livro é uma espécie de biografia com revelações dele sobre a actualidade do País e da Europa”, desvenda o jornalista.
A Biblioteca Adriano Moreira, em Bragança, vai acolher durante o próximo ano um ciclo de conferências sobre temas nacionais, que poderão ter interesse para a região.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário