Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Alfândega da Fé Alfândega adere à nova estrutura da rede de autarquias participativas

O Município de Alfândega da Fé integra a Rede de Autarquias Participativas (RAP). A formalização foi efectuada com a assinatura da Carta de Compromisso de criação desta rede, que teve lugar no dia 3 de dezembro no âmbito da primeira conferência Portugal Participa, realizada em Cascais.

Mais de 20 Municípios subscreveram este documento, empenhados em construir esta nova estrutura. Esta rede colaborativa vai permitir identificar, qualificar, consolidar e promover processos de democracia participativa no país, que produzam mudanças transformadoras e reforcem os laços de confiança entre as populações e as instituições. 

A adesão da autarquia à RAP assume-se como mais um passo para a promoção de uma cidadania ativa e participativa a nível local. Um processo que a câmara se tem mostrado empenhada em promover e potenciar, ciente de que o envolvimento e participação de todos/as é fundamental para a desenvolvimento sustentável do concelho. 

São disso exemplo a criação dos Conselhos Municipais Sénior e da Juventude ou dos Orçamentos Participativos Jovem e Sénior. Boas práticas neste campo, a que se junta o compromisso com a Transparência Municipal. O Município de Alfândega da Fé encontra-se em primeiro lugar no índice de Transparência Municipal. Um ranking que avalia os municípios em função da informação disponibilizada no Website. Para a Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, “disponibilizar o acesso à informação é contribuir para aumentar a participação. Um/a cidadão/ã bem informado/a é um/a cidadão/ã mais participativo/a e ativo/.” Compromissos que agora se vêem reforçados com a adesão à RAP. 

NI CM Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário