Os brinquedos, doados pela Fundação espanhola Juegaterapia, vão estar disponíveis na pediatria do Hospital de Bragança e pretendem amenizar os efeitos do internamento. Carolina Martinez, da Fundação do país vizinho, refere que a ideia surgiu há dois anos “quando a fundadora percebeu que um menino com cancro, filho de uma amiga sua, quando estava a brincar esquecia totalmente da doença, e entendeu que essa mudança podia ser para mais meninos”.
A iniciativa estendeu-se aos hospitais com o objectivo de tornar mais agradável o tempo de permanência dos mais novos e Carolina Martinez explica que, morando em Portugal, lhe foi sugerido que trouxesse a iniciativa aos hospitais nacionais, tendo já sido feitas ofertas no Porto, Coimbra e Vila Real.
As quatro consolas, acessórios e vários jogos ainda em bom estado, recolhidos junto e famílias que já não lhes davam uso, foram recebidos com entusiasmo pelas crianças internadas na pediatria e aqueles a quem em regime de hospital de dia são feitas avaliações e administração terapêutica.
Judite Marques, pediatra e directora do Departamento da Mulher e da Criança do Hospital de Bragança, acredita que é positivo as crianças terem actividades que as distraiam enquanto recebem cuidados de saúde, porque “vai minimizar as repercussões do internamento das crianças, que é sempre traumatizante.
A iniciativa que se estende agora a Portugal, já fez a diferença em mais de 50 hospitais em Espanha, os quais receberam mais de duas mil consolas.
Escrito por Brigantia
Sem comentários:
Enviar um comentário