Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O Movimento da Madeira no Museu Abade de Baçal

No próximo dia 11 de Dezembro, pelas 18h00 irá realizar-se no Museu do Abade de Baçal a inauguração da exposição “O Movimento da Madeira” de António Fernandes.

Os trabalhos refletem, de uma maneira muito expressiva, a forma de vida que o artista desde há muito escolheu, uma ligação com a Natureza. Este estilo de vida, que é o contexto real de produção das suas obras, é por si só, uma forma de arte. 

Vive na Serra de Nogueira (Bragança) e o trabalho com a terra ocupa uma parte fundamental do seu tempo, uma vez que é dele que obtém os bens necessários à alimentação, uma clara opção por uma alimentação natural. 

O seu dia-a-dia decorre numa constante atitude de respeito e amor pela Natureza, bem manifesto na protecção às espécies de animais e plantas existentes. Bem como a forma de tratar a terra, recusando em absoluto produtos químicos. No contexto desta ligação entre Natureza e Arte foi distinguido em 2001, a nível ibérico, no XXII Concurso Internacional do Dia da Agricultura, com uma Menção Honrosa para a “Melhor iniciativa local de Desenvolvimento Rural” – Fundação S. V. Galícia. 

“Todos estes aspetos estão de tal forma interligados que é impossível dissociá-los da produção artística. É pois natural que neste contexto vejamos surgir diante de nós, como se habitassemos um conto mágico da floresta cheia de Gnomos, Fadas e Duendes, os mais inesperadas formas, sempre novos e sempre surpreendentes como as estações do ano, seres e formas que parecem questionar-nos acerca da nossa relação perdida com a Mãe Terra, e da confusa relação moderna com a nossa Natureza Humana”, refere a propósito desta exposição Luís Manuel Lopes. 

Tratando-se de um evento de cariz cultural esta é também uma boa ocasião para revisitar o Museu do Abade de Baçal e conhecer a sua programação cultural. A entrada é gratuita. 

Organização: Museu do Abade de Baçal
Local: Museu do Abade de Baçal

Sem comentários:

Enviar um comentário