Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Utentes da APPACDM de Mirandela marcharam em luta pela igualdade

Os utentes da Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de Mirandela participaram ontem numa marcha pela cidade. Marcar a diferença e lutar pela igualdade foi o objectivo da iniciativa. Os utentes foram acompanhados pelas crianças de jardins-de-infância da cidade, e na tarde cultural, que se seguiu, contaram com a companhia de idosos de vários lares da cidade.
Um convívio intergeracional que, de acordo com Samuel Almeida, assistente social da APPACDM, promove a integração dos utentes da instituição e ao mesmo tempo aproxima a população destes cidadãos “no sentido de serem todos integrados, de todos conviverem, para que o dia da deficiência seja marcado de forma positiva e que as pessoas com deficiência não sejam olhadas com preconceito nem com estigma”. 
Para o presidente da autarquia, António Branco, as actividades que ontem assinalaram o dia internacional da pessoa com deficiência na cidade de Mirandela valem pelo simbolismo, mas não deixam de desempenhar o papel de despertar consciências.
A APPACDM têm actualmente 30 utentes no Centro de Actividades Ocupacionais e 24 integrados no lar residencial, com idades a partir dos 16 anos. Uma resposta social a que se vai juntar a Cooperativa de Educação e Reabilitação do Cidadão com Incapacidade de Mirandela. 
A Cerci já está constituída e encontra-se “em preparação de um conjunto de projectos, está a preparar-se para o novo quadro comunitário, de qualquer maneira já tem instalações em Carvalhais”, esclarece António Branco. 
A autarquia promete também apoiar esta valência que vem alargar a rede de suporte a cidadãos com deficiência, neste caso a jovens com idade inferior a 16 anos. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário