O prato típico de Butelo e Casulas é cada vez mais procurado.
Este aumento que se verificou nos últimos anos “ graças à divulgação do festival que promove esta iguaria da gastronomia da Terra Fria”, afirmou, ontem, o presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, à margem da apresentação do Festival do Butelo e das Casulas que se realiza em Bragança de 20 a 22 de fevereiro. “A produção de butelo tem aumentado. Houve uma altura em que quase só se confeccionava para consumo próprio, agora aposta-se para venda. No ano passado alguns restaurantes esgotaram o stock durante o festival. Outros tiveram de comprar mais para servir todos os clientes. O que revela que há mais pessoas a consumir este enchido”, referiu o autarca.
O preço dos produtos também aumentou. Há pouco mais de quatro anos um quilo de casulas custava entre três a quatro euros, agora ronda os 10 euros “e nem sempre as há para comprar”, afirmou Nuno Pires, grão-mestre da Confraria do Butelo e da Casula, que considera que desde que se constituiu a confraria e se realiza o festival “o prato foi valorizado tal como a área onde se produz”.
in:mdb.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário