quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Concerto de Vitorino no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros

Vitorino actua no próximo dia 28 de fevereiro no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, num concerto marcado para as 21.45 horas. A reserva ou compra de bilhetes pode ser efectuada pelo telefone 278428100 ou directamente na bilheteira do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

“Vitorino Salomé pertence desde há muito ao imaginário musical português. Temas como "Menina estás à Janela", "Queda do Império", "Tinta Verde", "Laurinda" ou "Leitaria Garrett" têm marcado várias gerações que se habituaram por um lado à doçura da sua voz, mas também ao seu lado interventivo, mais acutilante e sarcástico, perante uma sociedade à qual, tal como os artistas românticos do século XIX, sente não pertencer. 

Marginal, anarquista, romântico, republicano, alentejano, erudito são alguns adjectivos que podem descrever Vitorino isoladamente, mas que, sem dúvida, compõem a sua personalidade. 

Começou a cantar nos anos 1970 acompanhando Zeca Afonso, figura marcante no desenvolvimento da sua carreira e sempre musicalmente referenciado em todos os seus espectáculos. 

Desde a edição do seu primeiro álbum em 1975, Vitorino tem sabido manter-se fiel às suas origens alentejanas, divulgando-as, e construindo um universo musical também marcado pela temática amorosa e urbana, nomeadamente através de vários retratos da cidade de Lisboa. 

Apaixonado pelas sonoridades do Sul tem feito parcerias com artistas africanos, como Tito Paris, de Cabo Verde, e sul-americanos, como o Septeto Habanero, de Cuba. A paixão pelos tangos leva-o a editar o disco Tango, em 2009, que conta com a participação de músicos argentinos. 

Em palco, Vitorino é acompanhado por um sexteto, incluindo no seu reportório temas de sempre e outros mais recentes”.

In pagina facebook de Vitorino

Sem comentários:

Enviar um comentário