O presidente da junta de freguesia de Bemposta, no concelho de Mogadouro afirmou-se "revoltado" por entender que a localidade foi colocada "à margem" das comemorações 50.º aniversário da barragem a que deu o nome.
António Martins queixou-se dos promotores das comemorações da efeméride, uma vez que população da freguesia onde está instalada a barragem - disse - não foi informada do ato oficial que decorreu em Mogadouro.
"A população de Bemposta foi alheada por completo das comemorações dos 50 anos da barragem. Isto faria sentido, se a efeméride fosse assinalada na freguesia que deu nome ao empreendimento hidroelétrico", declarou.
O autarca acrescentou que a população de Bemposta viveu de forma direta a construção da barragem e considera o empreendimento como "uma parte integrante da freguesia".
As regiões de Bemposta e FormoSelhe (Espanha) têm "uma forte ligação com a barragem" que, para além do desenvolvimento quem trouxe ao Planalto Mirandês, permitiu "a primeira ligação viária transfronteiriça no concelho de Mogadouro".
A barragem de Bemposta começou a ser construída em 1959 e a sua inauguração aconteceu em 17 de outubro de 1964. A barragem foi alvo de um reforço de potência em entre 2008 e 2011, o que permitiu prolongar a vida do empreendimento hidroelétrico, bem como a sua capacidade de produção.
in:rba.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário