Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Podence e Vinhais atraem mais visitantes nos festejos de Carnaval

Podence e Vinhais são as localidades do distrito de Bragança que atraem mais visitantes durante o período do Carnaval.
O presidente da Academia Ibérica da Máscara e do Traje, António Tiza, não tem dúvidas ao afirmar que o Carnaval de Podence é a tradição do nordeste transmontano mais conhecida a nível nacional mas salienta também o dinamismo com que tem sido reavivada a tradição da “Morte e os Diabos”, na quarta-feira de cinzas, em Vinhais. “Neste momento a tradição da Morte e os Diabos está a ser muito dinamizada pela Câmara Municipal, que permite que toda a gente possa reservar um traje de diabo. 
No ano passado, foi o primeiro ano em que isto aconteceu e juntou cerca mil diabos, ou seja, cerca de mil pessoas do município e do país tiveram a possibilidade de assumir o papel de diabo”, destaca António Tiza. 
O investigador dos rituais de Inverno transmontanos refere ainda outras tradições que marcam a época carnavalesca no distrito de Bragança. “ Temos o Carnaval de Vila Boa de Ousilhão, embora tenha sido uma tradição transferida do Santo Estevão mas que agora é Carnaval.  
Temos também, por exemplo, em Santulhão, um Carnaval interessantíssimo com o julgamento e a queima do Entrudo, o enterro do Entrudo em Freixo de Espada à Cinta e em Bragança, na quarta-feira de cinzas, o ritual da “Morte, o Diabo e a Censura”, salienta o investigador.  
As tradições e rituais de Inverno foram o tema da palestra “Atrás das tradições, Atrás dos Montes” que decorreu na passada terça-feira na Residência para estudantes Calouste Gulbenkian, em Bragança.   

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário