Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Unidade de Cuidados Continuados de Bragança com lista de espera. AVC´s com mais internamentos

Inaugurada no mês de Setembro, a Unidade de Cuidados Continuados de Bragança (UCC) da Santa casa da Misericórdia de Bragança (SCMB) conta já com lista de espera para internamento em ambas as tipologias (média e longa duração).

Unidade de Cuidados Continuados da santa Casa da Mesiricórdia de Bragança
Esta nova unidade, a maior do distrito, vem colmatar uma lacuna nesta área da saúde, não só no concelho de Bragança como em toda a zona norte do distrito, proporcionando uma recuperação mais perto da área de residência aos doentes que necessitem destes cuidados de saúde especializados. 

Passado este tempo, e segundo a diretora técnica, Susete Abrunhosa, já é possível fazer um perfil dos doentes internados neste novo equipamento. “Atualmente, 98 por cento dos doentes têm idade superior a 65 anos e a doença que mais internamentos regista são os Acidentes Vasculares Cerebrais, com mais de 50 por cento dos casos, depois, surgem as patologias relacionadas com o parelho cardiovascular seguidas das quedas”, explica. Em termos de sexo ”53 por cento dos doentes são do sexo feminino e 47 por cento do sexo masculino”. Relativamente à zona de residência os doentes “são maioritariamente do concelho de Bragança e de Vinhais”.

Susete Abrunhosa faz um balanço muito positivo destes meses de trabalho da UCC: “ São visíveis as mais-valias que este novo equipamento, na área da saúde, proporcionou, não só aos residentes do concelho, mas a toda a população do nordeste transmontano”. “Trata-se de suprir uma necessidade, não só identificada pela população, mas também pelas instituições da área da saúde e instituições sociais”, ressalva.

A Unidade de Cuidados Continuados (UCC) com capacidade para 60 camas, dispõe de 40 camas protocoladas com o Ministério da Saúde. Relativamente às restantes camas (20) que não ficaram abrangidas pelos protocolos da saúde, a SCMB prevê para este ano, a criação de uma valência para demências de forma a rentabilizar aquele espaço. “Prevemos fazer um protocolo com a Segurança Social na área da saúde mental, dado que há uma grande lacuna nessa área no distrito. Além disso temos profissionais de saúde e técnicos capacitados para trabalhar nessa área”, explica o provedor Eleutério Alves.

A UCC de Bragança inclui a tipologia de Unidade de Média Duração e Reabilitação, com 15 camas e a tipologia de Unidade de Longa Duração e Manutenção com 25 camas e integra a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI).

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário