Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 6 de junho de 2015

Pastores encontram-se em Alfândega da Fé

A Festa da Cereja de Alfândega da Fé recebe pela primeira vez na sua história um Encontro de Pastores, acompanhado pela tradicional merenda e pelo primeiro Concurso de Ovinos e Caprinos de Alfândega da Fé.

A iniciativa, agendada para 6 de junho, é organizada pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé, em parceria com Associações do sector (ANCRAS e ANCOTEQ) e pretende aproximar a Festa do mundo rural, dando a conhecer atividades e sectores que muito contribuem para a dinamização da economia local. 

O concurso vai premiar os melhores, em diferentes categorias, e pretende assumir-se como um incentivo para os criadores concelhios, valorizando a actividade e estimulando a aposta neste sector. Esta é também uma forma de valorizar a pastorícia no concelho, promovendo o convívio e a troca de experiências e dando a conhecer uma atividade que poderá estar ameaçada. 

A Festa da Cereja enquanto montra do território e um dos principais cartazes turísticos do concelho presta, assim, a devida homenagem aos pastores, que se assumem, muitas da vezes, como guardiões do território e como os melhores guias para o dar a conhecer. De facto os pastores conhecem como ninguém, os trilhos, as serras, o montes e vales, têm formas de estar próprias e usos e rotinas que importa dar a conhecer, valorizar e preservar. 

É isso que a autarquia alfandeguense está a fazer com esta iniciativa e com outras que tem no terreno. É o caso do estudo e levantamento que fez sobre os pastores e rebanhos no concelho. Um levantamento das necessidades, expectativas e do modo como encaram uma atividade que poderá estar em vias de extinção. O resultado deste trabalho pode ser visitado na Galeria da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. Trata-se de uma exposição fotográfica “O Olhar do Pastor” e um documentário sobre o dia-a-dia dos 41 pastores, que fizeram parte da primeira fase deste levantamento. 

Mais um motivo para visitar Alfândega da Fé durante a Festa da cereja que acontece na localidade de 5 a 7 de junho. 

NI Município de Alfândega da Fé (Sónia Lavrador)

Sem comentários:

Enviar um comentário