A Festa na Aldeia, criada o ano passado no âmbito da Festa do Cinema Francês, anuncia a 16ª edição da Festa do Cinema Francês que terá lugar este ano de 8 de Outubro a 29 de Novembro em 18 cidades do País.
Festa na Aldeia, agora na sua 2ª edição, vai decorrer entre 21 de Agosto e 5 de Setembro, em 7 aldeias do norte e nordeste do país: Escariz (São Martinho), Lage, Vila Chã de Braciosa, Paradela, S. Pedro da Silva, e Duas Igrejas com uma saltada a Chiqueda bem mais a sul.
Programa
Sex 21 Ago 20h30 Escariz (São Martinho)- Vila Verde
Sáb 22 Ago 17h00 Lage(Vila Verde) |
Qui 27 Ago 21h00 Vila Chã de Braciosa (Miranda Do Douro) |
Sex 28 Ago 21h00 Paradela (Miranda Do Douro) |
Sáb 29 Ago 21h00 S. Pedro da Silva (Miranda do Douro) |
Dom 30 Ago 21h00 | Duas Igrejas (Miranda Do Douro) |
Sáb 05 Set 21h00 Chiqueda (Alcobaça).
Com a cortesia da distribuidora Cinemundo, o filme deste ano é “Un village presque parfait” / “Uma aldeia quase perfeita” de Stéphane Meunier. Uma primeira longa-metragem de ficção de um realizador com créditos firmados em telefilmes e documentários, rodada na deslumbrante região dos Pireneus franceses, com um elenco de extraordinários comediantes.: os bem conhecidos cómicos franceses Didier Bourdon e Elie Semoun, dois grandes atores Denis Poladydes e Lorent Deutsh que nos habituámos a ver noutros registos e, claro, a grande Carmen Maura. O tema é bem atual nas nossas sociedades: a desertificação e a crise, em particular, o desaparecimento dos médicos de aldeia, de proximidade.
A escolha do nome fictício para a aldeia, Saint-Loin la Mauderne é um jogo de palavras entre a lonjura e a modernidade.
Levar o cinema onde ele raramente (ou nunca) chega e criar um momento de confraternização e convívio entre toda a família (do bisneto ao bisavô), amigos , conhecidos e fazer disso uma festa, é o objetivo desta iniciativa.
Faça a Festa na sua aldeia e deixe-se surpreender! A entrada é livre.
UMA ALDEIA QUASE PERFEITA de Stéphane Meunier, uma comédia recente (2015) com Didier Bourdon, Lorànt Deutsch, Denis Podalydès, Lionnel Astier,Elie Semoun, Carmen Maura e outros, é o filme escolhido para este périoplo entre aldeias.
Na pequena aldeia do filme, Saint-Loin La Mauderne, 120 habitantes, luta-se contra este estado de coisas tentando reabrir a fábrica de defumagem de salmão que se encontra fechada . Mas persiste um problema, a falta de médico cuja presença é obrigatória para conseguir a autorização de reabertura .Há mais de 5 anos que a aldeia tenta , sem sucesso, um substituto para o antigo médico que se reformou O presidente da Junta e os habitantes vão fazer de tudo para convencer o parisiense Doutor Maxime Meyer de que a felicidade mora em Saint-Loin La Mauderne.
Trailer em: https://www.youtube.com/watch?v=jfAKKCevteo
Fonte: APCRP| Institut Français du Portugal
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário