Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Lamalonga “viajou” até à Era Romana

Este fim de semana, com trajes e decoração a rigor, realizou-se na freguesia de Lamalonga, a II edição da Feira Romana.

O objetivo da feira é mostrar os produtos produzidos na terra e dar a conhecer os locais da aldeia onde ainda é possível identificar a presença dos povos romanos.

A juntar à Feira, o programa conteve também outras atividades, que a presidente da Junta de Freguesia de Lamalonga, Isilda Honrado passa a explicar:

“Em primeiro lugar para dar a conhecer os produtos que nós temos e conseguirmos vender alguma coisa. Como temos vestígios Romanos, incluindo a calçada Romana, temos também uma igreja muito bonita e aproveitamos e tentamos fazer uma ligação. Depois temos atividades culturais, os Bombos das Arcas, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros e animação à noite. Amanhã temos o passeio pela calçada Romana, para dar a reconhecer a zona, passamos por Argana que é a Aldeia mais pequena da freguesia mas tem coisas muito bonitas para mostrar.”

Os produtos expostos foram desde a gastronomia a objetos artesanais. Clarisse Miranda, natural de Lamalonga, que participou pelo segundo, produz os seus próprios produtos e leva-os para vender e mostrar durante os dias da feira.

“São folares e é tudo produtos da terra. É o salpicão feito com a carne dos porcos que eu mato, o presunto e trago bolas de carne, económicos, azeite, e no ano passado fiz também duas fornadas de folares como hoje.”

Este ano, a feira conta com mais expositores. E se ano passado, os expositores eram naturais da freguesia e arredores, este ano houve quem viesse de mais longe. É o caso de Rui Abreu, natural de Penafiel, ele que trabalha no ramo da chocolateira e conta como chegou até esta feira Romana onde participa pela primeira vez.

“Pesquisamos pela internet Feiras Romanas e encontramos esta contactamos e cá estamos. É o primeiro ano que viemos, também só existimos como chocolateira há um mês, temos bombons, chocolates, brigadeiros, fazemos também uma promoção que é um café com um brigadeiro, e também o que tem muita saída depois das refeições é a ginjinha em copo de chocolate.”

A apoiar a atividade está também a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. Duarte Moreno, presidente do município Macedense, vê nesta feira uma forma de atrair pessoas para conhecer a localidade que dista a cerca de 31km da cidade de Macedo de Cavaleiros.

“É importante para trazer pessoas a esta franja do nosso conselho, e com esta segunda Feira Romana conseguimos trazer pessoas das redondezas a ver os produtos que nós temos e que continuamos a querer promover. Deve-se muito ao trabalho exaustivo da Junta de Freguesia de Lamalonga que faz isto com muito amor e carinho para dar a todos aqueles que visitam Lamalonga tudo o que têm de melhor para oferecer.”

A Feira Romana começou no dia 15 e encerrou ontem com um espetáculo musical.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário