Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Árvore com mais de 500 anos vai ser tema de debate em Freixo de Espada à Cinta

Uma árvore com mais de 500 anos está a ser alvo de um projeto de requalificação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) , no qual colaboram a Universidade do Algarve (UAlg), o Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e técnicos da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta (FEC).

Trata-se do Freixo secular junto à torre heptagonal de FEC que está representado no “Livro das Fortalezas” desenhado entre 1509 e 1510 a mando de D. Manuel I. 

O Rei ordenou a Duarte d’Armas, seu escudeiro, que registasse o estado das fortalezas que assinalavam e garantiam a defesa da soberania portuguesa junto da raia de Castela. Ao fazer a representação do castelo de FEC, o Debuxador do reino desenhou também o Freixo que se encontra junto à torre, arrolando assim a sua existência. 

Passados 500 anos a árvore, conhecida atualmente por Freixo Duarte d’Armas, está a ser objeto de um trabalho conjunto de recuperação, onde a condição e estrutura foram já melhoradas por processos cirúrgicos e técnicas para estabilização do tronco e copa. Igualmente, foram realizadas pesquisas da história, arqueologia, botânica, fisiologia, fitossanidade, sequestro de carbono e métodos de propagação, processos onde foram usados instrumentos de alta tecnologia para recolha de imagens como drones e microscopia eletrónica. 

A fim de dar a conhecer os trabalhos realizados e os estudos conduzidos, vai realizar-se a 31 de outubro, pelas 14h30, no auditório Municipal da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta um evento, em formato de mesa redonda, com o tema “Uma tarde com o Freixo” que pretende ser um debate aberto a todos e que será moderado pelo jornalista da TSF, Fernando Alves. 

O evento acontece durante o fim-de-semana gastronómico “Sopas e Merendas”, certame que pretende divulgar a gastronomia local.

Rosa Rebelo 
Assessoria de Comunicação da UTAD 

Sem comentários:

Enviar um comentário